segunda-feira, 24 de março de 2008

Sermão: Batismo de E.G. White e dos Juvenis

Evandro L. Cunha
Doutorando em Teologia

CONVERSÃO E BATISMO DE ELLEN G. WHITE[1]
"Em Novidade de Vida"
“Logo depois, encerrou-se a assembléia, e partimos para casa. Eu tinha a mente repleta dos sermões, exortações e orações que ouvíramos. Tudo na Natureza parecia mudado. Durante as reuniões, nuvens e chuva haviam prevalecido na maior parte do tempo, e meus sentimentos estavam em harmonia com o tempo. Agora, o Sol resplandecia brilhante e luminoso, e inundava a Terra de luz e calor. As árvores e a relva eram de um verde mais vivo; o céu, de um azul mais profundo. A Terra parecia sorrir com a paz de Deus. Igualmente, os raios do Sol da Justiça haviam penetrado as nuvens e trevas do meu espírito, afugentando a tristeza.
“Parecia-me que cada qual deveria estar em paz com Deus, e animado de Seu Espírito. Todas as coisas sobre as quais meu olhar repousava, parecia terem passado por uma mudança. As árvores eram mais bonitas, e os pássaros cantavam com mais suavidade do que nunca; pareciam estar louvando o Criador.
“Minha vida aparecia-me sob uma luz diferente. A aflição que me obscurecera a infância, eu diria ter intervindo misericordiosamente em meu favor, para minha felicidade, desviando-me o coração do mundo e de seus prazeres, que não satisfazem, e inclinando-o para as atrações duradouras do Céu.
“Logo depois de nossa volta da assembléia, eu, juntamente com vários outros, fiz profissão de fé na igreja. Preocupava-me bastante o assunto do batismo. Jovem como era, não podia ver senão uma única maneira de batismo autorizada nas Escrituras, e essa era a imersão. Algumas de minhas irmãs metodistas procuraram em vão convencer-me de que a aspersão era batismo bíblico.
“Finalmente, foi marcado o tempo em que receberíamos essa solene ordenança [26 de junho de 1842, ela estava com 15 anos[i]]. Foi num dia ventoso que nós, em número de doze, fomos ao mar para sermos batizados. As ondas encapelavam-se e batiam contra a praia; mas, em havendo eu tomado essa pesada cruz, minha paz era semelhante a um rio. Quando saí da água, sentia-me quase sem forças, pois o poder do Senhor repousava sobre mim. Senti que dali em diante não era deste mundo, mas surgia daquele como que túmulo líquido, para uma novidade de vida.
“No mesmo dia à tarde, fui recebida na igreja com todas as prerrogativas de membro”.

ELLEN G. WHITE E A CONVERSÃO E BATISMOS DE JUVENIS:
Do livro Orientação da Criança.

Quão Cedo Podem as Crianças Tornar-se Cristãs?
“Na infância, o espírito é facilmente impressionado e amoldado, e é então que os meninos e meninas devem ser ensinados a amar e honrar a Deus.” (p. 486)
Idade sem Conseqüência
“A eminente teólogo perguntou-se certa vez que idade devia ter uma criança antes que houvesse razoável esperança de se tornar cristã. "A idade nada tem com isso" foi a resposta. "O amor a Jesus, a confiança, o descanso, a segurança, são todas qualidades que estão de acordo com a natureza da criança. Logo que uma criança pode amar a mãe e nela confiar, então pode amar a Jesus e nEle confiar, como sendo Amigo de sua mãe. Jesus será seu amigo, amado e honrado". (p. 486)
Testemunho de uma Criança Convertida
“A religião ajuda as crianças a estudar melhor e a fazer trabalho mais fiel. Uma menina de doze anos dava, com simplicidade, a prova de que era cristã. ‘Eu não gostava de estudar, mas de brincar. Era preguiçosa na escola, e muitas vezes não sabia minhas lições. Agora, para agradar a Deus, aprendo bem cada lição. Quando os professores não me observavam, era peralta e fazia travessuras para entreter as outras crianças. Agora, desejo agradar a Deus comportando-me bem e observando os regulamentos escolares. Era egoísta em casa e não gostava de dar recados. Aborrecia-me quando mamãe me chamava de meus brinquedos para ajudá-la no trabalho. Agora, tenho verdadeira alegria em auxiliar mamãe de qualquer modo e mostrar-lhe que eu a amo.’” (p. 490).
Cuidado com a Demora na Conversão
“Pais, deveis começar a disciplinar o espírito de vossos filhos enquanto bem tenros, visando que venham a ser cristãos. ... Acautelai-vos, não os embaleis para adormecerem à beira do abismo da destruição, com a errônea idéia de que não têm idade suficiente para serem responsáveis, para se arrependerem de seus pecados e professarem a Cristo. (p. 490).
As crianças de oito, dez, ou doze anos, já têm idade suficiente para serem dirigidas ao tema da religião individual. Não ensineis vossos filhos com referência a um tempo futuro em que eles terão idade bastante para se arrependerem e crerem na verdade. Caso sejam devidamente instruídas, crianças bem tenras podem ter idéias corretas quanto ao seu estado de pecadores, e ao caminho da salvação por meio de Cristo”. (p. 490).
Quando os Filhos Estão Prontos Para o Batismo
“Nunca deixeis que vossos filhos suponham que não são filhos de Deus enquanto não tiverem idade bastante para serem batizados. O batismo não torna cristãs as crianças, tampouco as converte; é apenas um sinal exterior que demonstra sentirem dever ser filhos de Deus, reconhecendo que crêem em Jesus Cristo como seu Salvador e que daí por diante viverão para Ele”. (p. 499).
“Os pais cujos filhos desejam batizar-se têm uma obra a fazer, já examinando-se a si próprios, já instruindo conscienciosamente os filhos. O batismo é um rito muito importante e sagrado, e importa compreender bem o seu sentido. Simboliza arrependimento do pecado e começo de uma vida nova em Cristo Jesus. Não deve haver nenhuma precipitação na administração desse rito. Pais e filhos devem avaliar os compromissos que por ele assumem. Consentindo no batismo dos filhos, os pais contraem em relação a eles a sagrada responsabilidade de despenseiros, para guiá-los na formação do caráter. Comprometem-se a guardar com especial interesse esses cordeiros do rebanho, para que não desonrem a fé que professam. ...
“E quando enfim raiar a época mais feliz de sua existência, e, amando de coração a Jesus, desejarem ser batizados, procedei com reflexão. Antes de os fazer batizar, perguntai-lhes se o principal propósito de sua vida é servir a Deus. Ensinai-lhes então como devem começar; muito depende dessa primeira lição. Mostrai-lhes com simplicidade como prestar o primeiro serviço a Deus. Tornai essa lição tão compreensível quanto possível. Explicai-lhes o que significa entregar-se a si mesmos ao Senhor e, ajudados pelos conselhos dos pais, proceder como manda Sua Palavra”. (p. 500).
O Dever dos Pais Depois do Batismo
“Depois de terdes feito tudo quanto vos foi possível, e eles revelarem ter compreendido o que significam a conversão e o batismo, e estarem verdadeiramente convertidos, deixai que se batizem. Mas, repito, disponde-vos de antemão a agir como pastores fiéis em guiar-lhes os inexperientes pés no caminho estreito da obediência. Deus tem de operar nos pais para que possam dar aos filhos bom exemplo em relação ao amor, à cortesia, humildade cristã e inteira devoção a Cristo. Se, porém, consentirdes em que os filhos sejam batizados e depois lhes permitirdes proceder como lhes apraz, não sentindo nenhuma obrigação de guiá-los pelo caminho estreito, sereis vós mesmos responsáveis pelo fracasso de sua fé, ânimo e interesse pela verdade”. (p. 500).
“Deus vos ordena que os ensineis a se preparar para serem membros da família real, filhos do Pai celestial. Cooperai com Deus, trabalhando diligentemente pela sua salvação. Se errarem, não os critiqueis. Nunca os censureis de serem batizados e ainda estarem cometendo erros. Lembrai-vos de que eles ainda têm muito a aprender quanto aos deveres do filho de Deus”. (p. 500).

ESCLARECIMENTOS BÍBLICOS
Ø A Igreja Adventista do Sétimo Dia não pratica batismo de recém-nascidos. Os recém-nascidos são submetidos a uma cerimônia bíblica chamada de “dedicação ou consagração de Crianças” (Lucas 2:21-24)
Ø A Igreja Adventista do Sétimo advoga que a Bíblia ensina que para uma pessoa ser batizada é necessário:
1. RECONHECER QUE É UM PECADOR (Atos 2:38). Que pecados tem um recém-nascido? A criança tem uma natureza pecaminosa, mas não atos de pecado. Exceto quando já consegue discernir entre o BEM e o MAL.
2. CRER EM JESUS (Mc 16:16): Uma criança recém-nascido não tem consciência suficiente para tomar decisões.
3. APRENDER AS DOUTRINAS E RELACIONAR-SE COM JESUS (Mateus 28: 18-20).
Ø Não há uma “idade ideal”, embora Ellen G. White sugira a partir de oito anos. Alguns afirmam que Jesus Cristo batizou-se adulto (30 anos). Ele esperou por esse tempo porque era uma profecia de Daniel 9:24-27. Em Israel a criança poderia participar das atividades religiosas a partir dos doze anos (Lucas 2:40-42).
[1] Extraído de Ellen G. White, Vida e Ensino (Santo André-SP: Casa Publicadora Brasileira, 1979), págs. 13-20. (Destaque nosso)
[i] O cdrom CPB afirma que foi em 26 de junho de 1842, ela estava com 15 anos. Ela declara em Primeiros Escritos, pág. 11: “Fui convertida com a idade de onze anos, e aos doze fui batizada, tendo-me unido á igreja metodista”.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

A CAVERNA DE ZEDEQUIAS E AS NOSSAS

Evandro L. Cunha Doutorando em Teologia Caminhando próximo ao Damasco Gate, nos arredores de Jerusalém antiga, deparei-me com uma inusitada ...